Os bancos com mais reclamações em agosto, segundo o BC
Queixas mais comuns, em relação aos grandes bancos, dizem respeito a cobranças irregulares de tarifas e débitos em conta não autorizados
São Paulo - Pela sétima vez consecutiva, o Santander liderou o ranking mensal das instituições mais reclamadas do Banco Central (BC) entre os bancos grandes, com mais de um milhão de clientes. E entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes, o Banco Bonsucesso também aparece como líder do ranking pela sétima vez seguida.
Entre os bancos grandes, a Caixa, que havia saído do ranking no mês passado, voltou ao top 5, no lugar do Banrisul, que saiu da lista. Entre os médios, o conglomerado J. Malucelli, do Paraná Banco, voltou ao top 5, depois de ter saído no mês passado. Já o Banco Pan (ex-PanamericanPara elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.
Veja a seguir os resultados do ranking de agosto:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
Em agosto foram registradas 1.826 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 217 queixas a menos do que em julho. As principais queixas foram sobre a relização de débitos na conta sem autorização do cliente, sobre problemas na conta-salário e sobre cobrança de tarifas de forma irregular. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.
1º Lugar: Santander
Reclamações procedentes | 419 |
Número de clientes | 23.096.498 |
Índice* | 1,81 |
Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação de serviço de conta-salário de forma irregular; débitos não autorizados; e recusa de realização de serviços.
2º lugar: HSBC**
Reclamações procedentes | 74 |
Número de clientes | 5.771.293 |
Índice* | 1,28 |
**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação do serviço de conta-salário de forma irregular, segurança de meios alternativos (operações não conhecidas) e realização de débitos não autorizados.
3º lugar: Banco do Brasil**
Reclamações procedentes | 410 |
Número de clientes | 34.652.147 |
Índice* | 1,18 |
**Trata-se do Conglomerado Banco do Brasil, que inclui, além do BB, o BB Banco de Investimento.
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; realização de débitos não autorizados; e prestação de serviços de conta-salário de forma irregular.
4º lugar: Itaú**
Reclamações procedentes | 287 |
Número de clientes | 25.908.321 |
Índice* | 1,10 |
**Trata-se do Conglomerado Itaú, que inclui, além do Itaú Unibanco, o Banco Fiat, Unicard Banco Múltiplo, Itaú Unibanco Holding, Banco Itaubank, Banco Itaucred Financiamentos, Banco Itauleasing, Banco Itaú BMG Consignado, Unibanco União de Bancos Brasileiros, Banco Itaú BBA, Banco Itaucard e Hipercard Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança irregular de tarifa por pacotes de serviços, realização de débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços prioritários (com exceção de cartão de crédito básico).
5º lugar: Caixa
Reclamações procedentes | 430 |
Número de clientes | 53.203.276 |
Índice* | 0,80 |
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débito em conta não autorizado; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta.
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