terça-feira, 11 de junho de 2013

Veja o ranking das empresas e líderes com melhores reputações no Brasil

Veja o ranking das empresas e líderes com melhores reputações no Brasil

Lista contou com a participação de mais de 1.700 ONGs, associação de consumidores, empresários e representantes setoriais

 
A pesquisa Ranking de Reputação Empresarial 2013 apontou a Natura como a empresa mais reputada do Brasil e o empresário Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, como o líder mais reputado. Realizada pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), em parceria com o Instituto Ibope e divulgada pela revista Exame, a pesquisa avaliou e ranqueou os 100 líderes e as 100 companhias mais citados pelos entrevistados.

Participaram da pesquisa mais de 1.700 pessoas, entre segmentos da sociedade civil (população em geral, associação de consumidores, ONGs); observadores e especialistas do segmento de atuação (analistas financeiros, jornalistas econômicos); e representantes do mercado (sindicatos, diretores do setor e da própria empresa). Cada um deles respondeu a um questionário com critérios pertinentes à sua função social — sendo assim, sindicatos julgam a qualidade do emprego na companhia; ONGs avaliam seu compromisso com a responsabilidade social; os analistas financeiros, resultados econômicos; jornalistas a transparência efetivamente praticada, e assim por diante.

“As corporações vêm priorizando o investimento em suas marcas ao invés da comunicação de características de seus produtos. A reputação de uma marca cada vez mais é sinônimo do valor da empresa”, diz Carlucci. “A reputação empresarial está atrelada a valores intangíveis, que dizem a respeito ao que acontece dentro da empresa, como ela lida com as comunidades e com seus funcionários. Isso porque hoje existe uma tendência pela qual o consumidor faz sua escolha baseado em informações sobre o que está por trás do processo produtivo, ele quer transparência.”

Confira a lista dos vinte primeiros lugares em cada categoria:

Empresas

1º Natura
2º Vale
3º Petrobras
4º Itaú
5º Nestlé
6º Gerdau
7º AmBev
8º Google
9º Coca-Cola
10º Bradesco
11º Unilever
12º Embraer
13º Apple
14º Banco do Brasil
15º O Boticário
16º Johnson & Johnson
17º Pão De Açúcar
18º Brasil Foods
19º Votorantim
20º Microsoft

Líderes

1º Jorge Gerdau (Grupo Gerdau)
2º Eike Batista (Grupo EBX)
3º Roberto Setúbal (Itau Unibanco)
4º Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar*)
5º Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim)
6º Fábio Barbosa (Grupo Abril)
7º Graça Foster (Petrobras)
8º Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)
9º Roger Agnelli (Vale)
10º Alessandro Carlucci (diretor-presidente da Natura)
11º Guilherme Leal (membro do conselho de administração da Natura)
12º Ivan Zurita (Nestlè)
13º Jorge Paulo Lemann (3G Capital)
14º João Castro Neves (AmBev)
15º Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco)
16º Murilo Ferreira (Vale)
17º Cledorvino Belini (Fiat)
18º André Esteves (BTG Pactual)
19º Marcelo Odebrecht (Odebrecht)
20º Silvio Santos (Grupo Silvio Santos)
*Abílio Diniz ocupou a presidência do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar durante todo o período em que a pesquisa foi feita (ago/2012 a fev/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...