PT contrata pesquisa para mapear antipetismo
Resultado será debatido no 5º Congresso Nacional do partido, em junho de 2015
O Partido dos Trabalhadores, surpreso com a alta rejeição aos candidatos do partido nas eleições de 2014, encomendou uma pesquisa nacional para mapear o antipetismo, suas causas e possíveis soluções. Proposta inicial de questionário deve ser apresentada pela empresa Marissol.
Consultado eleitores em todos os Estados, o resultado será debatido no 5º Congresso Nacional do partido, em junho de 2015, em Salvador (BA). O Congresso, instância máxima de decisões do partido, será usado para uma série de reformas, como se conectar novamente com os movimentos sociais e os intelectuais de esquerda.
De acordo com a Exame, dirigentes do partido acreditam que a onda antipetismo começou nos protestos de junho de 2013, cresceu durantes a eleições e continuou, como mostrado em manifestações pedindo o impeachment da presidente Dilma. Entre as principais estopins estão a corrupção (principalmente o mensalão), que ganha mais força com as denúncias da Petrobras.
Não é só o impacto eleitoral que preocupa: os casos registrados de violência contra militantes também são foco. Para dirigentes os setores da direita e da oposição incentivam, via redes sociais, o ódio e o preconceito ao PT, materializado nas manifestações pós-eleitorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário