Transformando mal em bem...
Industrial e magnata do petróleo, o engenheiro e químico Alfred foi o inventor da dinamite, da gelatina explosiva e outros detonantes. Acumulou grande fortuna com suas fábricas em mais de 20 países.
No auge de sua vida Alfred ficou abalado, ao ver a edição de um jornal francês, noticiar a morte de seu irmão como sendo a sua. Morreu hoje o "gênio do mal". O texto relatava o seu profundo empenho em construir sua fortuna, através do sofrimento e morte de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Mesmo sua invenção ter poupado a vida de muitos trabalhadores de minas e operários nas construções, que deixaram de utilizar a nitroglicerina que explodia com muita facilidade, ele não tinha ideia do que as pessoas pensavam a seu respeito.
Foi essa experiência que fez com que Alfred Nobel mudasse seu foco. Determinou que, após sua morte, sua fortuna iria patrocinar anualmente, a entrega de um prêmio, que mais tarde levaria o seu nome, o Premio Nobel, para quem se destacasse em física, química, medicina, literatura e quem contribuísse para a paz mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário