Celebridades prometem povoar as eleições de 2014
Ex-BBBs, ator de filme pornô e ex-Miss Simpatia: a lista de pessoas famosas que recorrem à política não para de crescer
Dr. Rey, cirurgião plástico e estrela da série Dr. 90210, sobre cirurgias plásticas e a vida dos pacientes, antes, durante e depois, morou por muito tempo em Hollywood e voltou para o Brasil para aproveitar a fama que conquistou com seu programa. Agora, filiado ao Partido Social Cristão (PSC), mesmo partido de Marco Feliciano, busca uma vaga na Câmara dos Deputados. Mas ele não é o único.
Em 2010, o humorista Tiririca mudou o mundo das celebridades, pelo menos no que diz respeito à política. Deputado Federal mais votado do Brasil, eleito pelo estado de São Paulo, acabou, durante o mandato, concorrendo ao prêmio de Melhor Deputador duas vezes. O voto de protesto da população brasileira levou o comediante do debochado bordão "Pior do que tá não fica, vote Tiririca", que já foi chamado pela Época de analfabeto (o que impediria sua candidatura), até Brasília, onde, por dois anos seguidos, foi um dos deputados mais assíduos, sem uma falta sequer nos dias de votação.
Efeito Tiririca
Outro que busca repetir o "Efeito Tiririca" é o ator pornô Clóvis Basílio dos Santos, mais conhecido como Kid Bengala. Assim como o humorista, Clóvis também aposta nos slogans bem-humorados, como “bengala neles se não votar em mim” e “não leu, não escreveu, o pau comeu”. Entre os exemplos do ator, estão as áreas de saúde, educação e violência, pontos que ele disse serem coisas que todo mundo cansa de ouvir em eleição. “A democracia não abriu espaço para os evangélicos, para o conservador? Então, vai abrir pra mim. Se não abrir de um jeito, vai abrir de outro”, desafiou Kid Bengala.
Os participantes de reality show também buscam mais 15 minutos de fama. Kleber Bam-Bam, vencedor da primeira edição do Big Brother Brasil, foi recrutado pessoalmente por Celso Russomano, do PRB, para se candidatar em 2014 em São Paulo. No Mato Grosso do Sul, Fael vai concorrer pelo PSB, Laisa Portela entrou no PP no Rio Grande do Sul, e Cida e Diego Alemão disputam no Rio de Janeiro pelo PTdoB e PV respectivamente. O ex-BBB Jean Wyllys foi eleito deputado e exerce mandato pelo Psol.
A Bela e a Fera
Anne Volponi, ex-Miss Espírito Santo e vencendora do concurso Miss Simpatia, filiou-se ao Partido Republicano Progressista (PRP) e busca bem mais do que ser apenas um rosto bonito. Apesar de não ter sido eleita Miss Brasil em 2013, não se assusta com a política e se mostra engajada nas lutas sociais. "Como vimos nas manifestações, os jovens pedem mudanças, querem pessoas limpas na política. Sou mulher, sou jovem. Acredito que, com o poder nas mãos, vou poder ampliar alguns projetos que tenho e ajudar mais pessoas", disse Anne ao G1.
No lado oposto à política de bom-mocismo da Miss, encontra-se a agressividade, famosa dentro dos ringues, do lutador de MMA Wanderlei Silva. Candidato a deputado federal pelo PSDB do Paraná, a ideia surgiu após questionamento da apresentadora Marília Gabriela, já que o atleta sempre participou ativamente no campo da inclusão social através do esporte. Assim como a Miss Simpatia, os protestos contra a corrupção no Brasil, entre junho e setembro passados, estão entre suas pautas. “Cansei de pedir, vou lá em Brasília fazer com as minhas próprias mãos, como fiz a vida inteira. Chega desses corruptos nos roubando! Essa geração está indo embora presa, aposentada ou morta. É a hora das pessoas de bem, mas não adianta ser a hora e não fazer nada”, disse ele à revista Tatame.
Os que emplacaram
Embora as candidaturas de celebridades sejam sempre vistas como meras puxadoras de votos e ridicularizadas pela suposta falta de seriedade, algumas emplacaram mandatos que vêm ocupando espaços importantes. Em 2010, Romário, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, foi eleito Deputado Federal no Rio de Janeiro e, além de diversos projetos de leis apresentados - como o que pune a divulgação de material íntimo de forma indevida - tem se envolvido em decisões acaloradas e sido decisivo na disputa em sua região. Tanto é que protagonizou uma aliança inusitada entre dois partidos que são adversários no plano nacional, o seu PSB com o PT do candidato a governador do Rio de Janeiro Lindberg Farias. Romário será candidato a senador na chapa liderada pelo petista.
Jean Wyllys também conseguiu se descolar do título de "ex-BBB" e é um dos principais representantes da causa LGBT no Congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário