Venda de refrigerantes da Coca-Cola cai pela primeira vez
em 15 anos
Por Candice Choi | AP, de Nova York
A Coca-Cola, maior fabricante de
bebidas do mundo, anunciou ontem que suas vendas mundiais de
refrigerantes caíram pela primeira vez em volume em 15 anos. A queda no
primeiro trimestre foi compensada pelas vendas mais vigorosas de algumas de suas
bebidas não carbonatadas, incluindo sucos e água engarrafada. Com
isso, o volume geral de bebidas vendidas subiu 2%.
Mas o declínio
é significativo para a Coca-Cola, que viu as vendas de suas bebidas
gaseificadas recuarem pela última vez em 1999, segundo dados do
grupo.
Gary Fayard, o diretor financeiro que está deixando a empresa,
atribuiu parte da queda das bebidas carbonatadas ao fato de a Páscoa cair
este ano no segundo trimestre e não no primeiro.
"Não é algo que nos diz
respeito, como poderia parecer à primeira vista", disse ele em uma entrevista
por telefone. Fayard também citou uma queda de dois dígitos nas vendas dos
refrigerantes gaseificados no Reino Unido, onde a companhia manteve seus
preços, apesar de mudar para garrafas menores. Para o ano todo, Fayard acredita
que o volume de vendas de refrigerantes no mundo será positivo.
O
recuo trimestral no segmento ocorre num momento em que a Coca-Cola se vê cada
vez mais dependente das bebidas não gasosas para aumentar seu
faturamento, já que os refrigerantes estão sendo pressionados tanto no
mercado doméstico como no internacional.
Em países desenvolvidos como os
Estados Unidos, essas bebidas vêm sendo criticadas há anos, por sua
contribuição ao aumento de peso da população. E o alvo não é apenas o açúcar.
Mais recentemente, executivos atribuíram a queda das vendas dos
refrigerantes diet a preocupações com os adoçantes artificiais.
No
primeiro trimestre, o volume de Coca-Colas vendidas caiu 1% na América do Norte
e 5% na Europa. Houve também queda no México, depois que o país instituiu um
imposto sobre as bebidas açucaradas, embora a companhia não tenha
especificado a gravidade dessa queda.
Por enquanto, as bebidas
carbonatadas respondem por 75% do volume de caixas vendidas pela companhia fora
dos Estados Unidos. No total, os mercados internacionais respondem por 81% do
volume comercializado.
O executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent,
afirmou em uma conferência telefônica com jornalistas que a companhia vai
buscar "um crescimento equilibrado entre as bebidas não carbonatadas e as
carbonatadas", e se voltará para regiões diferentes do mundo.
A Coca-Cola
não está sozinha nas dificuldades para aumentar as vendas dos
refrigerantes. A PepsiCo, que divulga seus resultados trimestrais
amanhã, vem registrando quedas ainda maiores, apesar do reforço do
marketing, que está incluindo o patrocínio do Super Bowl, a final do
campeonato de futebol americano.
No próximo ano, a Coca-Cola planeja
aumentar seu orçamento de marketing em US$ 400 milhões, "para perto de
US$ 4 bilhões", disse Kent. A companhia também lançou, na Argentina, uma versão
da Coca-Cola adoçada com uma mistura de stevia e açúcar, que ela pretende lançar
em outros mercados em algum momento.
Para o trimestre encerrado em 28 de
março, o câmbio desfavorável contribuiu para uma queda de 8% no lucro líquido,
para US$ 1,62 bilhão. A receita caiu 4% no período, em relação ao ano anterior,
para US$ 10,58 bilhões, mas ficou acima das previsões de Wall Street, que
apontavam para US$ 10,5 bilhões.
Companhias como a Coca-Cola, que têm uma
grande parte de seus negócios fora dos Estados Unidos, sofrem um golpe na
receita quando o dólar está mais valorizado, uma vez que as moedas estrangeiras
convertidas resultam em menos dólares.
Este blog é destinado a ajudar as pessoas com deficiência física à comprarem um carro adaptado que ajudará em seus deslocamentos, pessoas condutoras ou não, todos tem direito.
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