Nokia agora se chamará Microsoft Mobile
A companhia pertencerá totalmente à Microsoft e deverá se transformar na sua divisão de celulares
A Nokia foi a maior fabricante de celulares do mundo até 2012. A empresa foi pioneira a colocar câmeras em celulares, e ficou famosa por criar aparelhos robustos, baratos e eficientes, estando presente em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, com alto nível de popularidade.
A empresa que foi fundada em 1865 começou a perder terreno com o lançamento do iPhone, da Apple, em 2007. Perdendo mais espaço ainda com o avanço o Android, sistema operacional da Google.
A compra pela Microsoft foi anunciada em setembro e será formalizada nesta sexta-feira (25). A companhia pertencerá totalmente à Microsoft e deverá se transformar na sua divisão de celulares.
Para se ter uma ideia da força da Nokia, um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) da Finlândia (país de criação da marca) era gerado pela empresa, segundo a revista “The Economist”.
Segundo especialistas, um dos erros da empresa foi insistir no sistema operacional Symbian (de criação da própria Nokia), uma vez que houve falha ao não estimular a criação de aplicativos.
“A Nokia ficou no passado, perdendo a corrida para Google e Apple. Em 2004, a empresa já sabia que seu sistema operacional não era adequado. Mas é difícil mudar a cultura de uma empresa muito arraigada em seus processos. Em 2008, lembro-me de estar em reuniões, discutindo o Android. Havia muita resistência, pois era uma plataforma aberta. Apesar de a Nokia ter vislumbrado que os celulares seriam as primeiras câmera fotográficas, não percebeu que eles também seriam o primeiro computador com internet de muitos usuários”, relata o engenheiro Hermano Pinto, especialista em rede de telecomunicações.
A Microsoft irá administrar o domínio nokia.com e todas as suas redes por até um ano, quando indicará a transação final da marca Nokia para Microsoft Mobile.
Depois disso, a Nokia retomará o controle do domínio para manter sua marca no futuro. Ficam fora da transferência para a Microsoft as fábricas da Nokia na Coreia e na Índia.
Segundo o blog da Microsoft, a mudança será fundamental para a consolidação do Windows Phone, como também para atrair clientes via Nokia.
“Não se pode desprezar um concorrente como a Microsoft”, afirma Hermano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário