Como o mercado de trabalho é distribuído entre homens e mulheres
Infográfico mostra percentuais de participação de cada gênero nos principais setores da economia
Os segmentos de saúde e recursos humanos foram os que mais tiveram suas vagas preenchidas por mulheres, no ano passado, 67% e 66% respectivamente. “São dois setores que tradicionalmente contam com maior presença de mulheres. A disponibilidades de candidatas, inclusive, sempre foi muito maior do que candidatos”, explica Sergio Sabino, diretor de marketing do PageGroup para a América Latina, coordenador do estudo.
As mulheres ainda são maioria em outros dois setores: no varejo (62%) e no mercado jurídico (53%). De acordo com Sabino, muitas vagas abertas no varejo dão preferencia a profissionais do sexo feminino. “Geralmente são posições que demandam gerenciamento de equipes gigantescas. E a sensibilidade feminina, aliada à sua capacidade motivacional e de engajamento são fundamentais e muito requisitadas pelas companhias”, explica. No segmento jurídico são os escritórios que contribuem para elevação da presença feminina no mercado.
Em alguns setores da economia, porém, a presença feminina em cargos de gestão ainda é baixa. É o caso do promissor mercado de Petróleo e Gás, segmento que vem apesentando níveis atrativos de remuneração nos últimos anos e tem 95% de seus postos ocupados por homens. Em TI, engenharia e no ramo imobiliário, os homens também são maioria absoluta.
Veja o infográfico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário