CFA lança programa de certificação profissional em Administração
No início, apenas profissionais da área de Recursos Humanos serão avaliados, mas certificação deve se estender para todas as áreas
De acordo com Sebastião Luiz de Mello, presidente do CFA, a medida vinha sendo estudada há anos. A proposta ganhou força após os resultados da pesquisa Perfil do Administrador, onde a maioria dos profissionais registrados sugeriu uma espécie de exame de ordem obrigatório para administradores.
No entanto, não é possível instituir um exame de suficiência. O próprio Conselho Federal já tentou uma investida nesse sentido. Em 2005, o então presidente, Rui Otávio Bernardes de Andrade, declarou que enviaria ao Congresso Nacional uma proposta de alteração da lei 4.769/65 que instituiria o exame obrigatório, e passaria a valer já a partir de 2006. Porem a tentativa não deu certo e a proposta foi arquivada.
Os profissionais de Contabilidade, por outro lado, contam com o mecanismo. Uma lei aprovada em 2010 tornou obrigatório o exame de suficiência do CRC como requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional.
Certificação opcional
Os trabalhos relativos ao Programa de Certificação Profissional do Sistema CFA/CRAs serão conduzidos operacionalmente pelo Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social (ICSS).A Certificação será opcional e, na primeira etapa do projeto, a avaliação será realizada para a área de Recursos Humanos. Na primeira fase, poderão solicitar a Certificação os Administradores e Tecnólogos com Registro Profissional e cinco anos de experiência na área de RH.
“A adesão voluntária significa relevante evidência do grau de profissionalismo do mercado e contribuirá acentuadamente para o fortalecimento da imagem e credibilidade da profissão perante a sociedade em geral”, ressalta o presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), Adm. Walter Sigollo.
As outras áreas da Administração serão certificadas futuramente, como adianta Sebastião Mello. “Nossa intenção é expandir o projeto para os demais profissionais e, assim, beneficiar todos os Administradores e Tecnólogos registrados nos CRAs”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário