120 anos de Mário de Andrade
Há 120 anos nascia Mário de Andrade, um dos fundadores do Modernismo Brasileiro
"Mas como tive coragem para dizer versos ante uma assuada tão singular, que eu não escutava do palco o que Paulo Prado me gritava da primeira fila das poltronas? Como pude fazer uma hórrida conferência na escadaria do teatro, cercado de anônimos que me caçoavam e ofendiam a valer?". O depoimento acima foi feito por Mário de Andrade, um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna, que nasceu no dia 9 de outubro de 1893.
Dividido em quatro partes, o balanço do movimento começou a ser publicado em fevereiro de 1942 no Estadão, vinte anos depois da Semana de Arte Moderna. Em comemoração aos 80 anos da Semana, foi republicado e ganhou ilustrações de Baptistão.
Mário de Andrade expôs suas dúvidas, contradições, relatou os bastidores, as causas e efeitos da Semana de Arte Moderna de 1922. Segundo ele, a Semana significou 'atualização da inteligência artística brasileira'.
Mário também desmistificou o movimento que, mesmo depois de 90 anos, ainda ressoa nas estética artística nacional (quando não serve de base para produzi-la).
Mario de Andrade foi pintado por artistas modernistas, como Lasar Segall e Tarsila do Amaral (foto).
Na obra do escritor, destacam-se os livros 'Macunaíma' e 'Pauliceia Desvairada'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário