quinta-feira, 16 de maio de 2013

Itaú Unibanco avança em cartões ao comprar Credicard

Itaú Unibanco avança em cartões ao comprar Credicard por R$ 2,77 bilhões

O negócio não inclui os cartões American Airlines, Credicard Platinum (exceto Credicard Exclusive) e as marcas Citi, Diners, nem os cartões corporate

 
 
O Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira a compra da Credicard por 2,767 bilhões de reais em dinheiro, elevando as apostas do grupo no setor de cartões.

A operação, da qual a marca Credicard faz parte, envolve a compra do Banco Citicard, com uma carteira de crédito de 7,3 bilhões de reais ao fim de 2012 e com uma base de 4,8 milhões de cartões de crédito, além de 96 lojas da Credicard Financiamentos, compondo ativos totais de 8 bilhões de reais.

O negócio não inclui os cartões American Airlines, Credicard Platinum (exceto Credicard Exclusive) e as marcas Citi, Diners, nem os cartões corporate. Os resultados realizados pelo grupo em 2013 já serão contados como parte do Itaú Unibanco.

"É uma aquisição que confirma e reforça nosso crescimento em mercados estratégicos", disse o presidente-executivo do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, em comunicado. "As oportunidades de crescimento no país passam pela bancarização e o cartão de crédito é um dos principais instrumentos para este fim".

Apesar de se apresentar como líder, o banco não informa qual sua participação do mercado que, segundo a Abecs, entidade que representa as indústria de cartões, movimentou 724,3 bilhões de reais em 2012, uma expansão anual de 17,9 por cento. Para este ano, a expectativa da Abecs é que o setor movimente 847 bilhões de reais, crescimento de 16,9 por cento.

Já o Citi, que vem se desfazendo de ativos em várias partes do mundo como parte do processo de reestruturação por que passa desde a crise financeira nos Estados Unidos, em 2008, viu a transação como meio de se concentrar em atividades mais estratégicas no país. Em dezembro, o banco anunciara o fechamento de 14 de suas 198 agências no país.

"Estamos encontrando formas de otimizar nossos negócios e de focar em segmentos específicos nos mercados emergentes, em linha com a nossa estratégia global" disse o presidente-executivo do Citi América Latina, Francisco Aristeguieta.

O Citi informou que deve ter um ganho de 300 milhões de dólares com a venda, após impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...