segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Google quer saber o que você faria em um liquidificador ligado

Google quer saber o que você faria em um liquidificador ligado

Perguntas estranhas dominando entrevistas de emprego. Qual o objetivo das empresas?

Divulgação
Funcionários do Google em Mountain View
Funcionários do Google na sede em Mountain View: apesar das ofensivas do Facebook, companhia de Larry Page segue como a mais queridinha

São Paulo — Você foi reduzido ao tamanho de uma moeda de dez centavos e está dentro de um liquidificador que será ligado em 60 segundos. O que você faz?

Perguntas como esta, antes moda apenas nas empresas de tecnologia e startups moderninhas, estão dominando as entrevistas de emprego de grandes empresas nos Estados Unidos, informa reportagem do Wall Street Journal publicada neste sábado.

O exemplo acima é de uma entrevista real realizada pelo Google e é claro que não se trata de mera excentricidade. Perguntas esquisitas têm um objetivo: “O Google não procura o mais inteligente, ou o mais capaz tecnicamente, mas os candidatos que melhor se encaixam no Google”, diz a reportagem.

Uma pequena coletânea feita pelo site Glassdoor.com mostra que as perguntas podem ficar mais esdrúxulas ainda: “Se você fosse um super-herói, qual seria?”; “Que cor descreve melhor sua personalidade?”; “Qual animal você é?” — todos exemplos citados por candidatos a vagas em empresas como AT&T, Johnson & Johnson e Bank of America, respectivamente.

Ainda segundo o jornal, a loja virtual Zappos faz a seguinte pergunta a quem tenta entrar na empresa: “Em uma escala de 1 a 10, quão esquisito você é?”. E a resposta esperada é 5. “1 é conservador demais para nós; já um 10 pode ser um pouco psicopata”, disse o CEO da empresa Tony Hsieh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...