Google quer saber o que você faria em um liquidificador ligado
Perguntas estranhas dominando entrevistas de emprego. Qual o objetivo das empresas?
Funcionários do Google na sede em Mountain View: apesar das ofensivas do Facebook, companhia de Larry Page segue como a mais queridinha
São Paulo — Você foi reduzido ao tamanho de uma moeda de dez centavos e está dentro de um liquidificador que será ligado em 60 segundos. O que você faz?
Perguntas como esta, antes moda apenas nas empresas de tecnologia e startups moderninhas, estão dominando as entrevistas de emprego de grandes empresas nos Estados Unidos, informa reportagem do Wall Street Journal publicada neste sábado.
O exemplo acima é de uma entrevista real realizada pelo Google e é claro que não se trata de mera excentricidade. Perguntas esquisitas têm um objetivo: “O Google não procura o mais inteligente, ou o mais capaz tecnicamente, mas os candidatos que melhor se encaixam no Google”, diz a reportagem.
Uma pequena coletânea feita pelo site Glassdoor.com mostra que as perguntas podem ficar mais esdrúxulas ainda: “Se você fosse um super-herói, qual seria?”; “Que cor descreve melhor sua personalidade?”; “Qual animal você é?” — todos exemplos citados por candidatos a vagas em empresas como AT&T, Johnson & Johnson e Bank of America, respectivamente.
Ainda segundo o jornal, a loja virtual Zappos faz a seguinte pergunta a quem tenta entrar na empresa: “Em uma escala de 1 a 10, quão esquisito você é?”. E a resposta esperada é 5. “1 é conservador demais para nós; já um 10 pode ser um pouco psicopata”, disse o CEO da empresa Tony Hsieh.
Perguntas como esta, antes moda apenas nas empresas de tecnologia e startups moderninhas, estão dominando as entrevistas de emprego de grandes empresas nos Estados Unidos, informa reportagem do Wall Street Journal publicada neste sábado.
O exemplo acima é de uma entrevista real realizada pelo Google e é claro que não se trata de mera excentricidade. Perguntas esquisitas têm um objetivo: “O Google não procura o mais inteligente, ou o mais capaz tecnicamente, mas os candidatos que melhor se encaixam no Google”, diz a reportagem.
Uma pequena coletânea feita pelo site Glassdoor.com mostra que as perguntas podem ficar mais esdrúxulas ainda: “Se você fosse um super-herói, qual seria?”; “Que cor descreve melhor sua personalidade?”; “Qual animal você é?” — todos exemplos citados por candidatos a vagas em empresas como AT&T, Johnson & Johnson e Bank of America, respectivamente.
Ainda segundo o jornal, a loja virtual Zappos faz a seguinte pergunta a quem tenta entrar na empresa: “Em uma escala de 1 a 10, quão esquisito você é?”. E a resposta esperada é 5. “1 é conservador demais para nós; já um 10 pode ser um pouco psicopata”, disse o CEO da empresa Tony Hsieh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário