Até 2022 haverá 5 milhões de microempresas 2022
O Brasil possui hoje apenas 12 milhões de microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional
A aumento real será de 43% segundo estudo do novo Sebrae. Atualmente, todas essas pequenas e microempresas faturam até 3,6 milhões por ano e são responsáveis pela renda de 70% dos brasileiros. Nos sete meses iniciais de 2017, as MEI apresentaram um saldo positivo de empregos. Nos meses que seguem de janeiro a agosto, o setor dos pequenos negócios acumulou 327 mil novos postos de trabalho. Em contraponto com as médias e grandes empresas que excluíram 182,4 mil vagas.
O setor de Serviços é o principal responsável pela geração de empregos pelas micro e pequenas empresas neste ano: foram 204 mil contratações com carteira assinada. O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, colocou em evidência que o fato dos pequenos negócios representarem 98,5% dos empreendimentos do país é uma prova inegável da importância deste segmento econômico.
“São 50,6 milhões de brasileiros que têm como origem de suas receitas empreendimentos de pequeno porte”, diz Afif. E completa falando que as micro e pequenas empresas exercem papel importante na geração de empregos. “Os pequenos negócios são os motores da economia brasileira. São os que mais contratam quando a economia cresce e são os que menos demitem na retração da economia”, ressalta.
Mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) é representado pelos pequenos negócios. Agrupados eles representam 27% do PIB nacional. Na área de Serviços, cerca de um terço da produção do Brasil (36,3%) provém das micro e pequenas empresas. E o PIB Industrial, se aproxima a média das grandes empresas que é de 24,5%, com o valor de 22,5%.
As micro e pequenas empresas geram a maior parte dos empregos do país, e existem diversos benefícios em se tornar um microempreendedor, como a formalização, inovação, redução da burocracia e ampliação de acesso ao crédito.
Acesse o Portal Sebrae e tenha mais informações sobre empreendedorismo no Brasil.
Fonte: https://marketup.com/ate-2022-havera-5-milhoes-de-microempresas-no-brasil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário