Candidato muda nome no currículo para conseguir entrevistas de emprego
Rejeitado como Jose, americano altera seu currículo e vira Joe; oportunidades se multiplicam
Sabe-se que na hora de elaborar um currículo, a atenção deve ser redobrada. Possíveis empregadores julgam tudo: a formação, a experiência, os objetivos. Mas e quando o item mais básico do currículo, o seu próprio nome, é o que é julgado e afasta oportunidades? Sim, isso é uma possibilidade. Foi o que aconteceu com o americano Jose Zamora.
Em um depoimento dado ao Buzzfeed, Zamora conta que mandava seu currículo para dezenas de empresas e nunca recebia resposta. "Todos os dias eu me candidatava a várias vagas que me considerava qualificado para ocupar e não recebia nenhum email, nenhum telefonema", relata. Até o dia em que resolveu tirar a letra "S" de seu nome Jose e virou Joe. Com um nome menos latino e mais americano, Zamora começou a reenviar seu currículo.
Com uma semana, as respostas começaram a chegar. "'Temos vagas, queremos nos encontrar com você'. Eu estava enviando o mesmo currículo, para as mesmas pessoas, com a mesma experiência, apenas meu nome era diferente", Zamora conta.
O tratamento diferenciado dado ao seu currículo chateou Zamora, mas ele afirma que às vezes as pessoas nem percebem que estão julgando alguém pelo nome, e que nós fazemos isso "o tempo todo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário